O uso das esquadrias de madeira personaliza e valoriza a obra e também ajuda a marcar o estilo em residências. Para se obter um bom resultado, o importante é sempre usar madeira de boa qualidade.
Entre as vantagens de seu uso, estão a durabilidade, a beleza natural, a variedade das cores, o isolamento termo-acústico, maiores opções de escolha de modelos, além da criação de projetos únicos.
Entre as desvantagens, está principalmente, a necessidade de manutenção de pintura. Mesmo os acabamentos incolores apresentam durabilidade limitada, portanto, a manutenção deve ser realizada de tempos em tempos.
Outra característica que deve ser levada em conta na hora da escolha da madeira para as esquadrias, é o fator umidade. A madeira absorve e perde água em um processo contínuo de expansão e contração, e isso deve ser previsto na instalação para evitar rachaduras, empenamentos e microfissuras.
Por último, as esquadrias de madeira precisam ser protegidas de fungos, cupins e brocas, para evitar que fiquem podres. Para evitar problemas, é recomendável a utilização de produtos hiporrepelentes, com ação fungicida. Os cuidados dependem do local que será instalada, se o ambiente é interno, é normal a sua durabilidade ser maior, já externamente, é preciso ter mais cuidado.
As espécies mais procuradas para confecção de esquadrias são:
Quando as esquadrias são feitas artesanalmente ou escolhidas entre modelos especiais, chegam a ter um valor cerca de 30% superior às de alumínio. Já os modelos industrializados, se equiparam em termos de valores.
Na hora da escolha, pense também no tipo de ferragem, qualidade de roldanas, trilhos, vedação e procure saber sobre a colocação de borrachas para evitar impacto.
Dicas para conservar esquadrias de madeira:
Fonte: http://www.momentum.com.br/