Ferramentas para marcenaria



Apesar da nomenclatura, o profissional também é intitulado como artesão, porque trabalha com a fabricação de diferentes produtos utilizando a madeira como matéria-prima.


A profissão de marceneiro implica inúmeras funções dentro do ramo. Apesar da nomenclatura, o profissional também é intitulado como artesão, porque trabalha com a fabricação de diferentes produtos utilizando a madeira como matéria-prima.

São feitas verdadeiras obras de arte, em cada móvel, peças utilitárias e milhares de outras opções. Mas para deixá-las totalmente utilizáveis e bonitas, é preciso ter conhecimento sobre o tipo de madeira que será usada, bem como todos os processos de fabricação. Além desses conhecimentos, é preciso ter vários instrumentos específicos para marcenaria, ou seja, aquelas ferramentas manuais e/ou elétricas capazes de facilitar o trabalho com a madeira.

Essas ferramentas são divididas entre funcionalidade, podendo ser de corte, aferição, medição, entalho, perfuração, raspagem, ajuste e também de fixação. Portanto, é necessário ter muito cuidado em seu manuseio, pois um erro cometido poderá causar acidentes. Associada a carpintaria, a prática da marcenaria é um tanto mais evoluída, renovando o trabalho artesanal.

Os cuidados com as ferramentas se estendem desde o seu transporte ao seu armazenamento. A caixa apropriada, mantém a ordem dos itens, além de impedir seu deterioramento, algo importante para manter a vida útil das ferramentas. Ao iniciar essa atividade, recomenda-se fazer uma pesquisa prévia, quanto aos tipos de ferramentas básicas, além do seu custo.

Fonte: FC Notícias