Aprenda a lixar a madeira



Se você é iniciante ou está apenas se "aventurando" como marceneiro, esta é uma dica imprescindível.


Se você é iniciante ou está apenas se "aventurando" como marceneiro, esta é uma dica imprescindível. Confira passo a passo do que deve ser feito: 

- Você não deve (NUNCA) lixar no sentido contrário à fibra da madeira, sempre no sentido longitudinal da fibra!

- Mesmo que demore não adianta usar uma lixa muito grossa (menor que 100).

- Para adiantar o processo, utilize um calço plano e pesado, assim você só vai fazer esforço no sentido do lixamento, não tendo a necessidade de fazer força pra baixo.

- Utilize movimentos longos e constantes, não resolve nada você lixar mais um pedaço e outro não, desta forma você vai acabar fazendo um buraco na peça. 

- Depois de utilizada a lixa "grossa" (grana 100), você deve trocar por outra mais fina. Existe uma regra básica para isso: se você iniciou com a grana 100, troque por outra com um numero 50% maior, ou seja: grana 150).

- Assim por diante... Até um número por volta de 320, dependendo do acabamento que você vai dar à peça.

- Feito isso você já pode aplicar o acabamento: verniz, seladora, tinta, etc...

- Nunca aplique qualquer destes produtos sem antes fazer um bom trabalho de lixa!

- Agora faça um teste!

Para corrigir defeitos ou pequenos buracos na madeira, ou o espaço entre junções, você pode usar uma massa feita com seladora e o pó de serragem (resultante do lixamento da madeira):
Coloque um pouco pó de serragem em um pedaço de papel ou papelão, a seguir coloque um pouco de seladora e misture com um palito até formar uma pasta homogênea, aplique nos pequenos buracos e falhas; deixe secar por algumas horas e só então proceda ao lixamento final e a aplicação do verniz.

Fonte: Mil Madeiras