Mistura de tons de madeira na decoração



Misturar tons de madeira na decoração pode? Sim, pode! Mas isso não quer dizer que a mistura sempre vá dar certo.


Antigamente as pessoas não costumavam fazer misturas na decoração: a mesma madeira era usada em tudo e de preferência escolhia-se também uma cor só para os ambientes, variando apenas o tom. Hoje em dia, já não é mais assim. 

A palavra de ordem para decoração de hoje é a mistura: vale misturar as cores, estampas, materiais, coisas velhas com novas e sim, também os padrões de madeira.

Com o surgimento dos laminados, as "estampas" de madeira são inúmeras por isso ao invés de se lamentar por não encontrar um móvel que combine com o seu piso vinílico, que tal tirar proveito dessa mistura?

Algumas dicas básicas para não errar:

  • Peças grandes devem ter tons próximos: se o seu piso for de um padrão de madeira e você for ter um painel também de madeira na sala, opte por tons próximos para as duas peças. O mesmo vale para armários, mesas, buffets e outras peças maiores.
  • Equilibre a mistura com cores claras e sólidas: para quebrar a overdose de madeira e equilibrar o ambiente escolha alguns móveis neutros para a composição. Um ambiente com muita madeira misturada vai pesar.
  • Evite padrões de madeira muito "desenhados" na mistura: para armários, pisos, painéis ou paredes revestidas é sempre bom evitar os padrões de madeira mais "desenhados" se você for utilizar outros padrões de madeira no mesmo ambiente.

Na dúvida, arrisque! Se achar que a mistura não deu certo é só neutralizar algumas peças de madeira mudando o revestimento para cores sólidas.

Fonte: Arquitetura Interiores