Madeiramento para telhado



Apesar de ser uma técnica tipicamente artesanal, ela vem sendo modernizada visando atender os anseios da construção civil industrializada.


As estruturas de telhado com madeira serrada ainda são muito utilizadas em diversos tipos de projetos. Apesar de ser uma técnica tipicamente artesanal, ela vem sendo modernizada visando atender os anseios da construção civil industrializada, assim a pré- fabricação de componentes, uso de madeira com maior grau de beneficiamento e utilização de outros materiais como concreto armado e aço vem sendo estudados e analisados tecnicamente e sendo aplicados em alguns casos.

É possível utilizar todas as madeiras de lei para a estrutura de telhado, no entanto a peroba tem sido a  mais utilizada.

A armação é a parte estrutural, constituída pelas tesouras, cantoneiras, escoras, etc… e a trama é o quadriculado constituído de terças, caibros e ripas, que se apoiam sobre a armação e por sua vez servem de apoio às telhas.

Os telhados de madeira geralmente tem inclinação de 30%. Entretanto deve-se verificar com o fabricante das telhas qual a inclinação de telhado recomendada. É muito importante seguir a indicação de inclinação para que o telhado não tenha refugo de água em chuvas prolongadas e de ventos fortes.

O refugo de água é quando a água da chuva que cai pelo telhado entra por entre as telhas causando vazamento. Isso só acontece se o telhado tiver inclinação menor que o indicado, assim a água que cai sobre ele escorre com velocidade menor, entrando por entre as telhas.

 

Confira as principais peças do madeiramento para telhado

Tesoura: Principal elemento estrutural do telhado. O nome Tesoura é devido a sua forma triangular.

Pendural: Peça vertical da Tesoura. Recebe as cargas das peças diagonais.

Diagonal: Tem esse nome devido a sua posição diagonal na Tesoura. Responsável por receber as cargas das terças.

Terças: Peças que estão posionadas na longitudinal dos telhados. Responsável por unir as Tesouras do telhado e por receber a carga dos caibros e distribuir para as Tesouras.

Caibros: Tem a posição transversal em todo o telhado. Responsável por receber as cargas das ripas e transferir para as terças.

Ripas: Tem a posição longitudinal nos telhados, como as terças. Nas ripas que são apoiadas as telhas cerâmicas. São responsáveis, também, por transferir a carga (peso) das telhas e transferir para os caibros.

Chapuz ou Calço: Responsável por travar as Terças nas Diagonais.

Linha: Peça inferior da Tesoura. Tem a função de distribuir as cargas da tesoura para a viga ou pilar ou peça estrutural que ela estiver apoiada.

Cumeeira: Parte superior do telhado. É o divisor de águas do telhado. A telha que vai sobre a cumeeira é chamada de Selote.

Rincão: Quando duas águas do telhado se encontram em uma parte baixa, chama-se rincão ou água furtada. Essas águas estão sempre perpendiculares uma com a outra, ou seja, estão a 90° uma com a outra.

Beiral: Parte do telhado que se projeta além das paredes externas da edificação (casa, prédio, edícula, área pra churrasqueira, etc).

Testeira: Acabamento do telhado em madeira, geralmente peça com 15cm de largura.