Madeira Certificada: O que é isso?



A certificação florestal garante que a procedência da madeira seja oriunda de um manejamento correto.


A certificação florestal garante que a procedência da madeira seja oriunda de um manejamento correto. Isso permite que o consumidor ou comprador escolha um produto de qualidade, com valor agregado.
Madeiras certificadas são produtos que não degradam o meio ambiente e contribuem para o desenvolvimento social e econômico das florestas. O plano de manejo determina que, em uma área de um hectare (equivalente a um campo de futebol), de duas a três árvores podem ser retiradas a cada ciclo de 25 a 30 anos.

A produção de madeira certificada é feita a partir do levantamento de árvores de um determinado espaço e requer a aprovação de um órgão oficial, no caso o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente (IBAMA) ou algum órgão estadual competente.

A FAIDIGA é certificada pela Secretaria Estadual do Meio Ambiente através do Selo Madeira Legal atestando que se encontra em situação regular perante os órgãos fiscais e sem pendências junto aos órgãos de fiscalização e, principalmente, que só comercializa produtos e subprodutos florestais certificados de origem nativa da flora brasileira de forma responsável.