Cuidados ao pregar



Confira dicas para fixar de maneira correta pregos em madeira, melhorando a fixação e sem provocar rachaduras.


Existem madeiras de baixa e alta densidade. Quanto mais densa a madeira, maior a proximidade entre as fibras. Logo, são mais duras e mais propensas a rachar. Já madeiras menos densas são mais moles e, por isso, menos propensas a rachaduras. Isso influencia na relação com pregos. Confira a seguir as dicas do instrutor do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), Paulo Michelazzo, para melhorar a fixação com pregos sem danificar as madeiras.

Dica 1 : A forma correta de segurar o martelo de unha, indicado para pregos, é quase no fim do cabo. Dessa forma, você emprega apenas a energia necessária para martelar.

Dica 2: Sempre pregue da madeira mais fina para a mais grossa.

Dica 3: Tamanho do prego - O prego ideal tem comprimento de duas vezes a espessura da primeira peça, o suficiente para atravessá-la e garantir firmeza na fixação à base. Não basta apenas atravessar por inteiro a primeira madeira e penetrar pouco na segunda.

Dica 4: Se usar um prego maior que a espessura das duas madeiras sobrepostas, dobre a ponta que saiu para que ela não fique exposta e possa, assim, machucar alguém. Esse recurso só é válido quando não for necessário obter bom resultado estético no serviço. Lembre-se de deitar o prego sempre no sentido das fibras da madeira.

Dica 5: Pré-furos - Ao fincar um prego na madeira, as fibras se deslocam. Por isso, ao pregar perto da extremidade da peça, é comum ocorrerem trincas. Nesses casos, é recomendável fazer um pré-furo com furadeira. O pré-furo deve corresponder à metade do diâmetro do prego. Ele pode ser feito com um prego menor, mas será preciso removê-lo para colocar o outro. Então, se for necessário que o serviço fique bonito, é melhor usar a furadeira.

Dica 6: Reparou que o pré-furo estava sendo feito de forma inclinada à madeira? Ao pregar o topo de peças de madeira, o ideal é posicionar os pregos a 45º em relação à peça, assim ele penetra as fibras transversalmente. Nessa posição, a fixação melhora e o risco de rachaduras é menor.

Dica 7: O correto é deixar os pregos desalinhados entre si e distantes da borda. A fim de evitar rachaduras em ripas e caibros, não alinhe os pregos no sentido longitudinal e nem transversal da peça de madeira. Isso diminui a resistência da fibra, podendo causar rachaduras e até mesmo quebras.